Há alguns anos recebemos o desafio de desenvolver um sistema de grande porte para uma das maiores seguradoras de crédito do mundo, com o seguinte pré-requisito: desenvolver toda a aplicação em Oracle Application Express.
O Oracle APEX, segundo a própria Oracle, é uma ferramenta para desenvolvimento de banco de dados e aplicações web. Usando apenas um navegador da Web, o programador pode desenvolver e implementar sistemas de todos os portes.
O Oracle Application Express combina as qualidades de um banco de dados pessoal, produtividade, facilidade de uso e flexibilidade com as qualidades de um banco de dados corporativo, segurança, integridade, escalabilidade, disponibilidade e construído para a web.
Dentre os prós do APEX, temos o seguinte:
- A velocidade de desenvolvimento de páginas web é incrivelmente ágil, a criação por meio de wizards facilita muito a vida do programador;
- A integração entre banco de dados e front-end é extremamente simples;
- APEX é um sistema muito bem documentado e possui uma comunidade bastante ativa;
- A inclusão de novos desenvolvedores é bastante simples, devido a facilidade de interação com o a interface web, utilizada para gerenciar todas as camadas da aplicação;
- A flexibilidade da interface é muito limitada, isso dificulta a personalização do front-end;
- Controle de versão é inexistente;
- Bugs no framework dificultam o debug do código;
Já os pontos negativos:
Em suma, o Oracle Apex é uma ferramenta bastante completa e uma ótima escolha para projetos de grande porte baseados em procedures.